Acessibilidade

Acessibilidade UNIPAM

Acessibilidade Instrumental e Tecnológica

A Acessibilidade Instrumental e Tecnológica dá um enfoque à instrumentalização dos espaços e a possibilidade de que todos os recursos sejam usados com equidade e por todos. Não só os instrumentos do dia a dia, mas também os espaços utilizados e as atividades feitas. É a ausência de barreira nos instrumentos, utensílios e ferramentas de trabalho, estudo, lazer, recreação e de vida diária.

O UNIPAM disponibiliza as ferramentas de estudo, necessárias à superação de barreiras, priorizando, sobretudo, a qualidade do processo de inclusão plena. São disponibilizadas ferramentas de auxílio como a sinalização em Braille nas dependências da Instituição, além de material diferenciado para atender a essa necessidade.

Nesse contexto, a instituição promove, ainda, a comunicação interpessoal, eliminando barreiras que interpõem o diálogo e disponibilizando à comunidade acadêmica ferramentas de estudo voltadas à superação dessas, garantindo, sobretudo, a qualidade do processo de inclusão.

Dentre essas ferramentas, são disponibilizados computadores com softwares destinados as pessoas com deficiência visual, como DOSVOX, JAWS, Virtual Vision, Braille Fácil e NVDA. Além desses softwares, também são adotados equipamentos de auxílio, como fones de ouvido, gravadores de voz digital, teclados em Braille e impressoras para Braille.

Nessa perspectiva, o UNIPAM, promove a comunicação interpessoal, eliminando barreiras que interpõem o diálogo, com a disponibilização de meios comunicacionais e tecnológicos, e, quando necessário, há disponibilização, em seu quadro de pessoal, de colaboradores aptos e capacitados a auxiliar em LIBRAS.

São disponibilizadas também, carteiras e mesas adaptadas para cadeirantes e usuários com baixa coordenação motora e/ou mobilidade reduzida.