Acessibilidade

Acessibilidade UNIPAM

Acessibilidade Digital/Web

A Acessibilidade Digital/Web permite que qualquer pessoa possa aproveitar atividades, conteúdos ou produtos oferecidos pela sociedade. Independentemente das limitações físico-motoras, culturais, sociais ou de qualquer outro tipo. É a ausência de barreiras na disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de tecnologias assistivas, compreendendo equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos.

O UNIPAM se baseia no direito de que todos possam experimentar uma navegação clara, com possibilidade de comunicação, acesso adequado e formatos que possam auxiliar a todos.

Para tanto, a instituição utiliza-se de diferentes recursos no sentido de que o aluno tenha acesso à informação e ao conhecimento, independentemente de sua deficiência.

O site institucional e o portal acadêmico contam com uma solução assistiva para tradução de textos do português para LIBRAS e para voz, oferecendo aos deficientes auditivos, visuais e intelectuais, analfabetos funcionais, idosos, disléxicos e outras pessoas com dificuldade de leitura e de compreensão de textos, a possibilidade do entendimento das páginas web.

O site do UNIPAM atende, ainda, as recomendações das Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (World Content Accessibility Guide – WCAG) do World Wide Web Consortium (W3C), sendo reconhecido, em 2017, pelo AccessMonitor, validador automático para as WCAG desenvolvido pela Unidade ACESSO da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e pelo Serviço de Validação de Marcação do W3C.

Na parte superior de todas as páginas institucionais, há uma barra de acessibilidade, que possibilita:

Aumento e diminuição da fonte dos conteúdos;
Acesso a página inicial do site;
Acesso ao mapa do site;
Acesso a página de acessibilidade;
Acesso ao alto contraste.

De forma complementar, o site do UNIPAM permite o uso dos seguintes atalhos:

ALT + 1 - Acessar a página inicial do site;
ALT + 2 - Acessar o mapa do site;
ALT + 3 - Acessar a página de acessibilidade;
ALT + 4 - Configurar o alto contraste.

Alguns navegadores web, necessitam de comandos adicionais. Para os navegadores Internet Explorer e Opera utilize SHIFT + ALT (número) ou CTRL + ALT (número):

SHIFT + ALT + 1 - Acessar a página inicial do site;
SHIFT + ALT + 2 - Acessar o mapa do site;
SHIFT + ALT + 3 - Acessar a página de acessibilidade;
SHIFT + ALT + 4 - Configurar o alto contraste;
CTRL + ALT + 1 - Acessar a página inicial do site;
CTRL + ALT + 2 - Acessar o mapa do site;
CTRL + ALT + 3 - Acessar a página de acessibilidade;
CTRL + ALT + 4 - Configurar o alto contraste.

Para personalizar a fonte dos textos do site, basta clicar nos ícones de A[+] e A[-] na parte superior da página do site ou executar os seguintes comandos no teclado:

CTRL + sinal de mais (+) - Aumentar a fonte do texto;
CTRL + sinal de menos (-) - Diminuir a fonte do texto;
CTRL + zero (0) - Tamanho original da fonte do texto.

Além disso, as salas de informática possuem um espaço adequado para pessoas com deficiência e os computadores dispõem de ferramentas e de recursos específicos para atendê-los.